segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vitória amarga e desclassificação do atual campeão carioca

Por Lívia Miranda
São Januário, 17/04/2011 – 16h
Precisando vencer e na dependência do jogo do Vasco, o Botafogo entrou em campo neste domingo contra o já rebaixado América-RJ para lutar pela vaga na semifinal da Taça Rio.
Com a atuação apagada que vinha mostrando na campanha da competição, o Botafogo fez a lição de casa e venceu o América por 3x1, sob os olhos de uma torcida confiante na combinação de resultados em São Januário, com dois gols de Lucas e um de Loco Abreu.

E a primeira grande chance do Glorioso foi a jogada que resultou no gol. Aos 13 minutos do 1o tempo, Somália fez lançamento pela direita para Lucas, que cruzou na linha de fundo. A bola passaria reto se não fosse a ajudinha do goleiro Paulo Wanzeler, que, com um empurrãozinho, colocou para dentro. Uma pitada de sorte e voilà: Botafogo 1x0 América. 

Em contrapartida ao time alvinegro, que jogava pela vitória, o rebaixado América pouco fez, para a tranqüilidade do goleiro Jefferson que apenas assistia à partida. Pouco depois do primeiro gol, o técnico Marcelo Buarque mexeu e colocou Emerson no lugar do volante Léo Oliveira, mas não fez diferença. O Diabo continuava a ser apenas um fraco adversário. 
Apesar da parcial vitória por 1x0, Caio Junior não estava satisfeito com algumas peças da equipe do Botafogo e mudou o time no intervalo. Bruno Tiago entrou no lugar do meia Éverton e o volante Lucas Zen, que entrou como terceiro zagueiro, substituiu o lateral-esquerdo Guilherme. Ambos entraram bem no jogo e mesmo fora de suas posições, mostraram alguma qualidade. E foi Bruno Tiago quem abriu caminho para o segundo gol do Botafogo. Aos 10 minutos da etapa final, ele avançou pela grande área, levando a marcação e tocou bonito para Loco Abreu apenas mandar para o gol. A chama da esperança de se classificar para a semifinal ficava mais forte nos corações alvinegros. Mas o que eles não sabiam era que, naquele momento, o Olaria vencia o Vasco por 2x0.
O terceiro gol saiu de uma cobrança de falta. Aos 36 minutos, Bruno Tiago sofreu falta na entrada da área pelo zagueiro-direito Alan. Lucas pegou para bater e mandou direto no canto direito do goleiro Paulo. As mexidas do técnico do América, feitas pouco antes do gol não surtiram efeito. Hugo entrou no lugar de Wellington e Ruy entrou para a saída de Guilherme. Caio Junior também mexeu uma última vez e colocou Caio no lugar de Loco Abreu, mas o talismã nada acrescentou ao time. O gol de honra e despedida do América veio em cobrança de falta também. Bruno Reis mandou uma bomba sem chances de defesa para o goleiro Jefferson, aos 45 do 2o tempo. Botafogo 3x1 América.
Embora estivesse fazendo uma partida fraca, o Botafogo teve uma grata surpresa: o garoto Cidinho. Vindo das divisões de base do clube, o menino franzino mostrou habilidade e personalidade, e, por pouco, ele mesmo não deixou seu gol. Ainda no 1o tempo, avançou pela direita e chutou cruzado, para boa defesa de Paulo Wanzeler.
E fim de papo. Botafogo venceu o América, mas não foi suficiente pela combinação de resultados daquela tarde. Fluminense derrotou o Nova Iguaçu por 1x0 e Vasco e Olaria empataram em 2x2. Assim, o Glorioso deu adeus à classificação e o Diabo, à primeira divisão do Estadual. E pela primeira vez em cinco anos, o Botafogo está fora de uma decisão do Campeonato Carioca. 
O próximo confronto do alvinegro será em Florianópolis nesta quarta-feira contra o Avaí pela Copa do Brasil. O time carioca precisa de uma vitória se quiser seguir na competição.

Dados da partida
América: Paulo Wanzeler; Michel, Alan, Arcelino e Assis; Léo Oliveira (Émerson), Leandro, Bruno Reis e Paulo Roberto; Guilherme (Ruy) e Wellington. Técnico: Marcelo Buarque.
Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, João Filipe e Guilherme (Lucas Zen); Arévalo, Somália, Cidinho e Éverton (Bruno Tiago); Herrera e Loco Abreu (Caio). Técnico: Caio Junior.
Gols: Lucas (Botafogo) 13’ 1o tempo, Loco Abreu (Botafogo) 10’ 2o tempo, Lucas (Botafogo) 36’ 2o tempo, Bruno Reis (América) 45’ 2o tempo.
Cartões amarelos: Guilherme e Antônio Carlos (Botafogo); Alan, Bruno Reis, Leandro e Michel (América). Cartões vermelhos: Ruy (América).
Arbitragem: Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá. Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha. 
Público pagante: 936. Público presente: 1558. Renda: R$ 13.530.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, participe, mas tenha respeito sempre.