quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dos salões de beleza aos estádios de futebol

- por Marjorie França
    
    Camisas suadas, palavrões, aglomeração de pessoas, fanatismo, 22 homens correndo atrás de uma bola, berros de deixar qualquer um louco. São noventa minutos de jogo e todo um universo que antes era detestado pelas mulheres, agora está se tornando cada vez mais aceito entre elas.

    O mundo do futebol foi, por muito tempo, direcionado para o público masculino e machista. A ideia de que esse esporte era feito só para eles em sendo quebrada não só pela vontade feminina de se inserir nesse meio, como também pela mídia, que incentiva cada vez mais a ida de torcedoras aos estádios.
    Por trás dessa paixão repentina pelo time do coração, as grandes indústrias esportivas estão investindo em produtos e peças para suprir os desejos desse novo público e atrair ainda mais atenção. São camisas personalizadas, bichinhos de pelúcia vestidos com o uniforme do time, bolsas, cangas, saídas de praia, entre outras coisas.
    Além disso, há também um forte investimento na prática esportiva, um exemplo é a Marta, jogadora profissional, melhor do mundo cinco vezes – quebrando o recorde entre homens e mulheres na categoria – e brasileira. Graças a ela, muitas outras meninas espalhadas pelo Brasil estão procurando entrar em times de futebol feminino e estão ganhando seu espaço mais facilmente do que ha décadas atras.